quarta-feira, 6 de maio de 2009

Composição

Basicamente composto de areia, calcário, barrilha, alumina e corantes ou descorantes, o vidro possui diversas categorias que se diferenciam pela sua conformação química. A maior parte dos vidros encontrados no mercado pertencem a uma das categorias abaixo:

Sodo-cálcico
(Soda-lime glass)
Abrange quase 90% de todo o vidro produzido e é a mais barata das suas formas. Tem menor resistência a bruscas variações de temperaturas e a compostos químicos corrosivos.
Aplicação: Embalagens em geral: garrafas, potes e frascos - Vidro plano: indústria automobilística, construção civil e eletrodomésticos.

Vidro ao chumbo
(lead glass)
Contém quase 20% de chumbo em sua composição. É o preferido para aplicações elétricas devido a sua excelente capacidade de isolação. Não suporta bruscas variações de temperaturas. Aplicação: Copos, taças, cálices, ornamentos, peças artesanais (o chumbo confere mais brilho ao vidro).

Vidro Boro-silicato
Contém pelo menos 5% de óxido de Boro em sua composição. Tem alta resistência a variações de temperaturas e a compostos químicos corrosivos.
Aplicação: Lâmpadas, oleodutos (pipelines), vidro fotocromático, utensílios de laboratórios e utensílios domésticos resistentes a choque térmico.

Vidro alumino-silicato
(Aluminosilicate Glass)
Contém óxido de alumínio em sua composição. É similar ao boro-silicato, mas tem maior resistência a produtos químicos, suporta alta temperatura e é mais difícil de ser produzido.
Quando misturado com um condutor elétrico, é usado em circuitos elétricos como resistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte em Vidro

Arte em Vidro

Seguidores