sexta-feira, 31 de julho de 2009

Cacos Valiosos

Reutilização trás benefícios econômicos, ambientais e sociais
No Brasil, são produzidas anualmente mais de um milhão de toneladas de embalagem de vidro, segundo a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro). Desse montante, 47% vão para reciclagem. No entanto, para que o Brasil alcance os maiores índices, ainda é preciso juntar muitos cacos.
A maior concentração de países com altos índices de reciclagem do vidro está na Europa. Para Stefan Jacques David, consultor de reciclagem da Abividro, essa é uma questão de educação ambiental "e de consciência das benesses da prática de reciclagem." Outro fator apontado pelo consultor é a questão política. "Se tivéssemos uma legislação brasileira que regularizasse a reciclagem, poderíamos aumentar esse percentual. Devemos levar em conta que outras nações têm legislação e preocupação ambiental", pontua.
O reuso do vidro na fabricação de novas embalagens movimenta uma indústria expressiva no Brasil e fortalece os três pilares da sustentabilidade: o econômico, o ambiental e o social.
De acordo com a Abividro, o ciclo da reciclagem de vidro já é muito rentável para a indústria, que chega a economizar até 12% em água e energia. Na fabricação de embalagens, o caco pode diminuir em até 95% a quantidade de insumos para a fabricação do vidro. Outras vantagens da reciclagem são: a menor emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera pelas fábricas e a ampliação da vida útil dos aterros sanitários.
Todo vidro recolhido é reaproveitado, o vidro é a única embalagem 100% reciclável. Opte pelo vidro, escolha uma embalagem sustentável!

Fonte: Mundo do Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte em Vidro

Arte em Vidro

Seguidores