No processo de produção do vidro a preocupação com a sustentabilidade se reflete na busca permanente por energia cada vez mais limpa e na redução da emissão de gases de efeito estufa.
Embalagens produzidas com peso cada vez menor, melhoram o desempenho ambiental da logística. E o uso permanente do caco fecha o ciclo infinito do vidro. A reciclagem reduz o gasto de energia e diminui a retirada de matéria-prima da natureza - com um quilo de caco se faz um quilo de vidro.
Grande destaque na indústria vidreira, a reciclagem ganhou força nos últimos anos com os investimentos feitos pela Abividro para promover e estimular o retorno da embalagem descartável e no apoio a programas de educação ambiental e cidadania. Com a construção de parcerias com o setor público, empresas e organizações do terceiro setor, os resultados alcançados mostram que todos saem ganhando - a sociedade, o meio ambiente e a própria indústria.
Geração de empregos
A instalação de um processo de coleta e beneficiamento de reciclagem de vidro gera empregos que não demandam, em sua maioria, qualquer especialização, beneficiando camadas geralmente mais carentes da população. Assim, além de ser uma atividade lucrativa, a reciclagem também apresenta um forte caráter social.
Viabilidade Ecônomica
A reciclagem do vidro é uma atividade economicamente viável. No Brasil ainda é vista como uma atividade marginal, de subsistência e, como tal, carece de uma mentalidade empresarial. Dentro
deste modelo, a reciclagem é um nicho de mercado a ser explorado, com grande potencial de lucratividade.
Justo o que eu procurava sobre janelas de vidro
ResponderExcluir