quinta-feira, 7 de maio de 2009

O uso sustentável do vidro.

Apreservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável são atualmente algumas das principais preocupações da sociedade moderna. E nesse sentido, o vidro se destaca como um dos materiais que mais atende a esses propósitos. Material ecologicamente correto, o vidro é 100% reciclável e sua utilização contribui para a preservação do meio ambiente.

No processo de produção do vidro a preocupação com a sustentabilidade se reflete na busca permanente por energia cada vez mais limpa e na redução da emissão de gases de efeito estufa.
Embalagens produzidas com peso cada vez menor, melhoram o desempenho ambiental da logística. E o uso permanente do caco fecha o ciclo infinito do vidro. A reciclagem reduz o gasto de energia e diminui a retirada de matéria-prima da natureza - com um quilo de caco se faz um quilo de vidro.

Grande destaque na indústria vidreira, a reciclagem ganhou força nos últimos anos com os investimentos feitos pela Abividro para promover e estimular o retorno da embalagem descartável e no apoio a programas de educação ambiental e cidadania. Com a construção de parcerias com o setor público, empresas e organizações do terceiro setor, os resultados alcançados mostram que todos saem ganhando - a sociedade, o meio ambiente e a própria indústria.

Geração de empregos
A instalação de um processo de coleta e beneficiamento de reciclagem de vidro gera empregos que não demandam, em sua maioria, qualquer especialização, beneficiando camadas geralmente mais carentes da população. Assim, além de ser uma atividade lucrativa, a reciclagem também apresenta um forte caráter social.

Viabilidade Ecônomica
A reciclagem do vidro é uma atividade economicamente viável. No Brasil ainda é vista como uma atividade marginal, de subsistência e, como tal, carece de uma mentalidade empresarial. Dentro
deste modelo, a reciclagem é um nicho de mercado a ser explorado, com grande potencial de lucratividade.

Um comentário:

Arte em Vidro

Arte em Vidro

Seguidores