sexta-feira, 16 de julho de 2010

Gigantes do vinho


A empresa chinesa Wang Chen produziu no início deste ano a maior garrafa de vinho do mundo (foto 1), com capacidade para nada menos que 1850 litros da bebida. O volume do recipiente gigante de 4,5 metros supera em três vezes a marca anterior, obtida em 2005 pelos austríacos da companhia Kracher. Os europeus colocaram 490 litros de espumante em uma garrafona (foto 2). Meses antes, algumas vinícolas australianas se juntaram para promover o vinho do país, e lançaram o Five Virtues Shiraz em uma garrafa, produzida pela vidraria alemã Lenz Laborglas, com altura de 2,52 metros e capacidade para 290 litros (foto 3). O recorde anterior era de 2004, da vinícola californiana Beringer. A peça tinha 1,37 metro de altura e foi enchida com 130 litros de vinho (foto 4).

Coca-Cola constrói boneco gigante com caixas em Johanesburgo


"Um boneco de 16,5 metros e cerca de 25 toneladas está na África do Sul. Iniciativa da empresa Animal Farm para a a Coca-Cola, o boneco, batizado de Cratefan (uma brincadeira com “crate fan”, ou “boneco-engradado”) chama a atenção na Mary Fitzgerald Square, um espaço público em Newtown, subúrbio de Johanesburgo. Para sua construção foram usadas 2.600 caixas de garrafas de 1,25 litro colocadas sobre um esqueleto construído com andaimes.

O monumento é parte das celebrações da Copa do Mundo da África do Sul 2010 e serve para chamar a atenção do público e conscientizar sobre a questão da reciclagem. Todo o material utilizado será reaproveitado quando o boneco for desmontado.

O projeto foi elaborado pelo designer Porky Hefer, da Animal Farm, da África do Sul. Os artistas Lesley Perkes e Mark Sinoff, do estúdio Art At Work também participaram do projeto.

A Coca-Cola teve dois projetos em andamento na África do Sul para esta Copa do Mundo – Ticket Fund e Ball Crew –, recompensando estudantes pela coleta de garrafas e latas. O programa Ticket Fund premiou crianças de 200 escolas com 20.000 ingressos para jogos da Copa do Mundo. A quantidade de ingressos doados teve como base a quantidade de latas e garrafas coletadas. O Ball Crew premiou as escolas que mais arrecadaram garrafas PET para reciclagem levando seus alunos para serem gandulas em 32 dos 64 jogos da Copa. Parte do material coletado foi utilizado para a construção do Cratefan."

Fonte: Coca-Cola / Engineering News PEGN / Embalagememarca Blog

A Companhia Americana Leite Shatto mudou suas embalagens para o vidro. O leite já está disponível em elegantes garrafas de vidro.

Arte em Vidro

Arte em Vidro

Seguidores